Raridade ou mito? Quanto realmente valem as moedas de 1 real do JK?

Raridade ou mito? Quanto realmente valem as moedas de 1 real do JK?

Dentro do mundo do colecionismo, é natural que a moeda do JK chame bastante atenção. Entre os colecionadores, há uma ideia de que essa peça pode ser vendida por muito dinheiro. Quem encontra, por exemplo, costuma ficar animado com a possibilidade de vender o item por uma boa quantia.

Mas afinal de contas, vale mesmo a pena vender uma moeda de 1 real do JK, fabricada no ano de 2002? Quais são os valores atualmente projetados pelos catálogos numismáticos mais atualizados para essas peças tão famosas dentro do colecionismo?

A verdade é que a resposta para essa pergunta é subjetiva, e vai variar a depender dos seus objetivos dentro do mundo da numismática. De todo modo, é importante destacar que é sim possível conseguir lucro vendendo esse item no ano de 2025.

As moedas do JK

Por se tratar de uma moeda especial, a peça de 1 real do Juscelino Kubitschek possui uma série de características próprias que não são vistas em outros exemplares da segunda família do Plano Real.

Para ajudar no processo de identificação do exemplar, listamos abaixo um grupo com as principais características das moedas de 1 real da JK, tomando como base as informações que foram disponibilizadas pelo Banco Central (BC):

  • Material: inox+bronze
  • Diâmetro: 27,0 mm
  • Massa: 7,00 g
  • Espessura: 1,95 mm
  • Bordo: serrilhado interm.
  • Eixo: reverso moeda (EH)  ?
  • Circulação: de 12/09/2002 a atual
  • Desenho do Anverso: Figura de Juscelino Kubitschek e dístico CENTENÁRIO JUSCELINO KUBITSCHEK no núcleo prateado e transpassando para o anel dourado.
  • Desenho do Reverso: No anel dourado, grafismo indígena marajoara. No núcleo prateado, esfera sobreposta por uma faixa de júbilo, que, com a constelação do Cruzeiro do Sul, faz alusão ao Pavilhão Nacional, e os dísticos correspondentes ao valor facial e ao ano de cunhagem.

Quem foi Juscelino Kubitschek

Juscelino Kubitschek de Oliveira Nasceu no ano de 1902, e foi um dos presidentes mais representativos da história do Brasil. Médico de formação, ele ingressou na política e se destacou como prefeito de Belo Horizonte e governador de Minas Gerais antes de ser eleito presidente do país no ano de 1955.

Entre as suas principais marcas está a ideia de desenvolvimento Nacional. Foi durante o governo de Juscelino Kubitschek que o país adotou a meta de crescer 50 anos em 5 e de construir Brasília, a nova capital federal.

Conhecido por ser visionário e carismático, JK, como ficou conhecido pela população, também recebeu críticas por causa da elevação da dívida pública que foi gerada durante a sua gestão.

Os valores das moedas

Mas afinal de contas, quais são os valores projetados para as moedas de 1 real que fazem uma homenagem a Juscelino Kubitschek?

De acordo com os catálogos numismáticos mais atualizados, os valores projetados para essa peça variam entre R$ 5 e R$ 120 a depender do grau de conservação do seu exemplar.

Abaixo, você pode conferir os valores projetados pelos catálogos numismáticos mais atualizados para a moeda de 1 real do JK: 

Raridade ou mito? Quanto realmente valem as moedas de 1 real do JK?
Moedas de 1 real do JK possuem valores diferenciados. Imagem: YouTube

Entendendo as classificações

Para os iniciantes, as inscrições da imagem acima podem parecer complexas. Afinal de contas, o que significa o termo Flor de Cunho, por exemplo? As classificações acima estão relacionadas ao estado de conservação de cada uma destas peças, segundo as informações de colecionadores. 

  • MBC

O termo MBC significa “Muito bem conservada”. Para que a peça entre nesta classificação, ela precisa ter, no mínimo, 70% de sua aparência original. Os analistas também dizem que o seu nível de desgaste deve sempre ser homogêneo.

  • SOB 

Uma moeda soberba é a aquela que conta com pelo menos 90% dos detalhes originais preservados. Trata-se de uma peça que conta com pouco vestígio de circulação e de manuseio. No universo da numismática, este item é considerado intermediário, mas já se trata de um valor mais alto.

  • FC

O termo Flor de Cunho vem da inscrição em inglês uncirculated. Trata-se de uma peça que não apresenta mais nenhum tipo de desgaste e nem de manuseio. Absolutamente todos os detalhes da cunhagem estão com a sua aparência original. Também não há nenhum indicativo de limpeza ou de química. Mesmo por isso, moedas flor de cunho são sempre as mais valiosas. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.