![Desconto inesperado na aposentadoria? Veja o que fazer para reverter essa situação](https://noticiasconcursos.com.br/wp-content/uploads/2025/01/NC-08-8.webp)
Nesta segunda-feira (27), o governo federal está retomando oficialmente os pagamentos de aposentadorias, pensões e outros benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os repasses devem seguir de maneira escalonada até o próximo dia 7 de fevereiro.
Qualquer segurado já pode realizar a consulta para saber exatamente quanto vai receber em sua conta nas aposentadorias, pensões e outros benefícios do INSS. E é justamente nesse processo de consulta que você vai perceber se existe algum desconto indevido em seu valor.
Se você identificou algum tipo de erro ou desconto indevido em seu benefício, precisa tomar as providências o quanto antes para recuperar a quantia que foi retirada indevidamente.
O que fazer em casos de descontos indevidos do INSS?
- Verifique o extrato do benefício: O primeiro passo, como dito, é acessar o portal ou aplicativo do Meu INSS para consultar o status dos pagamentos. Nesse documento, vai ser possível identificar quais valores foram debitados, como empréstimos consignados, contribuições para associações além de outras cobranças. Caso você identifique algum tipo de desconto indevido é importante seguir para o próximo passo;
- Confirme se você autorizou o desconto: Existem casos de aposentados que autorizam o desconto dessas contribuições voluntárias, e esquecem. Por isso, é muito importante lembrar se você não realizou qualquer tipo de autorização. Lembre-se de que esses tipos de abatimentos precisam ser previamente autorizados expressamente pela aposentado;
- Entre em contato com a fonte do desconto: se você tem certeza que não autorizou nenhum tipo de abatimento, a próxima dica é entrar em contato diretamente com a instituição financeira ou entidade responsável pelo abatimento. Você pode solicitar esclarecimentos e até mesmo a devolução da quantia;
- Formalize a reclamação no INSS: se você não conseguiu resolver o problema com a instituição que realizou o abatimento, a dica é abrir um inquérito no Meu INSS ou através do telefone 135. Nesse caso, é importante anexar todos os documentos relevantes como um próprio extrato, além de comprovantes e outros registros que indiquem que o desconto foi indevido;
- Procure ajuda jurídica: Se esse problema não for resolvido diretamente com o INSS ou com a instituição financeira que realizou o desconto, a saída é procurar o PROCON ou um advogado especializado em Direito Previdenciário. Há ainda a opção de buscar ajuda do Juizado Especial Federal para tentar reaver o valor.
![Desconto inesperado na aposentadoria? Veja o que fazer para reverter essa situação Desconto inesperado na aposentadoria? Veja o que fazer para reverter essa situação](https://noticiasconcursos.com.br/wp-content/uploads/2025/01/NC-08-1.png)
Pagamentos do INSS em 2025
Como dito, os pagamentos de janeiro do INSS estão sendo retomados nessa segunda-feira (27). Em todos os casos, os beneficiários precisam seguir o cronograma baseado no final do número do cartão do benefício. Veja no calendário abaixo:
Confira o calendário do INSS de janeiro para quem recebe até um salário mínimo:
- Cartão final 1: pagamento em 27/1
- Cartão final 2: pagamento em 28/1
- Cartão final 3: pagamento em 29/1
- Cartão final 4: pagamento em 30/1
- Cartão final 5: pagamento em 31/1
- Cartão final 6: pagamento em 3/2
- Cartão final 7: pagamento em 4/2
- Cartão final 8: pagamento em 5/2
- Cartão final 9: pagamento em 6/2
- Cartão final 0: pagamento em 7/2
Confira o calendário do INSS de janeiro para quem recebe acima de um salário mínimo:
- Cartão final 1 e 6: pagamento em 3/2
- Cartão final 2 e 7: pagamento em 4/2
- Cartão final 3 e 8: pagamento em 5/2
- Cartão final 4 e 9: pagamento em 6/2
- Cartão final 5 e 0: pagamento em 7/2
O calendário geral para todo o ano de 2025 é o seguinte:
- Fevereiro: de 24/2 a 12/3;
- Março: de 25/03 a 7/4;
- Abril: de 24/04 a 8/5;
- Maio: de 26/05 a 6/6;
- Junho: de 24/06 a 7/7;
- Julho: de 24/07 a 7/8;
- Agosto: de 25/08 a 5/9;
- Setembro: de 27/09 a 7/10;
- Outubro: de 27/10 a 7/11;
- Novembro: de 24/11 a 5/12;
- Dezembro: de 22/12 a 8/1;
Note que os calendários são sempre divididos em dois grupos. Um deles é válido para as pessoas que recebem o piso previdenciário nacional (o salário mínimo), e outro é voltado para todas as pessoas que recebem qualquer valor acima do piso.