Pane no Pix! Instabilidade surpreende usuários e complica transações nesta sexta (7/02)

Pane no Pix! Instabilidade surpreende usuários e complica transações nesta sexta (7/02)

Se você tentou fazer um pagamento por pix e não conseguiu nessa sexta-feira (7) saiba que não é um problema na sua internet ou no seu aparelho de celular. De acordo com as informações oficiais, trata-se de uma pane geral.

De acordo com relatos de usuários, clientes de diversas instituições financeiras como Nubank, Bradesco e Itaú estão enfrentando muitas dificuldades para realizar o Pix desde as primeiras horas do dia.

As principais reclamações, no entanto, começaram a ser relatadas nas redes sociais por volta das 12h30, segundo registros do site Downdetector, que monitora o funcionamento de serviços online.

O que diz o Banco Central

O Banco Central (BC), instituição responsável pelas transações via Pix, afirmou que os seus sistemas estavam operando normalmente durante toda esta sexta-feira (7).

De todo modo, o BC reconheceu que alguns participantes estavam enfrentando dificuldades de acesso devido a uma série de falhas na rede do sistema financeiro nacional.

Por fim, a instituição confirmou que está realizando uma série de medidas de contingência para que o sistema seja normalizado para todos os usuários o mais brevemente possível.

O que dizem os bancos

Abaixo, você pode entender o que disseram cada um dos bancos que estão passando por problemas no pix nessa sexta-feira:

  • Bradesco: confirmou que o Pix teve uma breve intermitência no início da tarde, afetando todo o mercado. Informou que o serviço já foi normalizado.
  • Itaú: declarou que não identificou falhas em seus sistemas internos.
  • Nubank: afirmou que, após uma breve indisponibilidade, o serviço voltou a operar normalmente.

Repercussão dos problemas nas redes sociais

Desde que os primeiros relatos de instabilidade foram notados, a hashtag “O Pix” superou mais de 13 mil publicações em várias redes sociais.

O site Downdetector registrou um pico de 1.622 reclamações sobre a instabilidade no serviço ao mesmo tempo.

Pane no Pix! Instabilidade surpreende usuários e complica transações nesta sexta (7/02)
Bradesco foi uma das instituições atingidas por pane no Pix. Imagem: Agência Brasil

Vantagens do Pix

O sistema de transação financeira oferece diversas vantagens aos usuários durante as festas de final de ano. Veja algumas delas:

  • Praticidade: Permite realizar pagamentos e transferências a qualquer momento, sem depender do horário de funcionamento das agências bancárias.
  • Rapidez: As transações são concluídas em segundos, facilitando a gestão financeira mesmo em períodos de recesso.
  • Segurança: O sistema é regulamentado pelo Banco Central, garantindo a proteção das informações e transações dos usuários.

Polêmicas

Atualmente, o Pix é notadamente um dos sistemas de pagamento mais utilizados no Brasil. Ele caiu no gosto dos brasileiros por sua praticidade, velocidade e sobretudo por ser um serviço completamente gratuito.

Essa, no entanto, não foi a primeira vez que o sistema de transferência passou por uma polêmica. Em janeiro, por exemplo, o pix passou por uma queda no volume de transações após a disseminação de informações equivocadas sobre uma nova regra da Receita Federal.

As especulações incluíam supostas cobranças de taxas adicionais, que seriam feitas pelo Ministério da Fazenda, caso o Pix passasse a marca dos R$ 5 mil. 

Mesmo depois de desmentir a história, o governo federal optou por cancelar a portaria que permitia a verificação dessas transações por parte da Receita Federal.

O que realmente vai mudar no Pix

A única decisão tomada sobre esse assunto indicava que serão feitas para a Receita Federal as notificações de transferências mensais acima de R$ 5 mil para pessoas físicas e de R$ 15 mil para pessoas jurídicas.

A Receita Federal explicou que está ampliando os serviços de monitoramento das transações financeiras, mas isso não significa a criação de novas taxas.

O governo federal explicou, por sua vez, que não será identificado para quem foi enviado determinado valor. No final de cada mês, a instituição vai reunir o montante do cliente e, se passar desse valor estabelecido, vai repassar a informação para a Receita, sem identificar a pessoa que está recebendo.

O objetivo desse nova sistema de notificação é conter fraudes fiscais, aumentando a segurança e a transparência do serviço.

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