Bolsa Família: veja quem tem direito ao benefício em 2025

Bolsa Família: veja quem tem direito ao benefício em 2025

Para a grande maioria das famílias brasileiras, receber R$ 600 do Bolsa Família no final do mês pode fazer muita diferença. Afinal de contas, estamos falando de um dinheiro que pode ajudar a pagar aquela conta, complementar aquela feira, ou até mesmo compra aquele remédio.

Mas nem todo mundo tem direito ao Bolsa Família. Dados oficiais divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Social indicam que pouco mais de 20,5 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do benefício nesse momento. Mas quem são elas?

As regras de entrada no Bolsa Família

Para ter direito ao Bolsa Família nesse ano de 2025, é necessário seguir basicamente duas regras gerais. São elas:

  • ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do governo federal;
  • ter uma renda per capita de até R$ 218.

Como se inscrever no Bolsa Família

Não existe um sistema de inscrição direta no Bolsa Família. Portanto, não acredite em links que são enviados nas redes sociais e que prometem inscrições rápidas e simples nesse programa social.

O governo federal seleciona os usuários do Bolsa Família com base nas informações que estão indicadas no Cadúnico. É muito importante prestar atenção no processo de atualização dessas informações.

Como entrar no Cadúnico

O Cadúnico é uma espécie de lista do governo federal que reúne os nomes das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social em todas as regiões do país.

É a partir dessa lista que o poder executivo seleciona as pessoas que poderão fazer parte de programas sociais como o próprio Bolsa Família.

Se você ainda não faz parte do Cadúnico, a dica é entrar em contato com a prefeitura da sua cidade. Isso porque o processo de seleção para essa lista é de responsabilidade da gestão municipal.

Normalmente, as cidades indicam os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) como pontos de inscrição no Cadúnico.

Em todos os casos, a dica é entrar em contato com esse centro com antecedência, porque os horários podem variar a depender da cidade. Além disso, alguns municípios exigem um agendamento prévio.

Bolsa Família: veja quem tem direito ao benefício em 2025
Cadúnico é a porta de entrada para o Bolsa Família. Imagem: Agência Brasil

Já estou no Cadúnico e ainda não recebo

Existem casos de pessoas que cumprem todas as regras de entrada no Bolsa Família, e ainda assim não estão conseguindo receber o benefício social nesse ano de 2025.

Normalmente, isso acontece porque os dados do Cadúnico não estão corretamente atualizados. Essa atualização precisa ser feita sempre uma vez a cada dois anos, ou sempre que houver uma mudança estrutural na família, como uma morte ou um nascimento, por exemplo.

Mas também existem casos em que o cidadão está com todas as informações corretas e ainda assim não recebe o Bolsa Família. Isso acontece porque o governo federal ainda não tem vaga suficiente para todas essas pessoas.

Nestes casos, a única dica é esperar e conferir as informações do aplicativo oficial do Bolsa Família mês a mês até que você seja selecionado.

O calendário do Bolsa Família em 2025

O governo federal já divulgou o calendário completo do Bolsa Família para o ano de 2025. Desde já, portanto, os usuários do benefício social já podem se programar para o dia exato do seu pagamento

Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Bolsa Família para todos os meses desse ano de 2025:

  • Janeiro: 20 a 31/01
  • Fevereiro: 17 a 28/02 (pago junto com o Auxílio Gás)
  • Março: 18 a 31/03
  • Abril: 15 a 30/04 (pago junto com o Auxílio Gás)
  • Maio: 19 a 30/05
  • Junho: 16 a 30/06 (pago junto com o Auxílio Gás)
  • Julho: 18 a 31/07
  • Agosto: 18 a 29/08 (pago junto com o Auxílio Gás)
  • Setembro: 17 a 30/09
  • Outubro: 20 a 31/10 (pago junto com o Auxílio Gás)
  • Novembro: 14 a 28/11
  • Dezembro: 10 a 23/12 (pago junto com o Auxílio Gás)
Adicionar aos favoritos o Link permanente.