Novo concurso federal pode ser anunciado em breve; veja lista de vagas projetadas

Novo concurso federal pode ser anunciado em breve; veja lista de vagas projetadas

Para quem costuma prestar concursos públicos, uma boa notícia foi divulgada na tarde desta quarta-feira (22). De acordo com as informações de bastidores, o Ministério da Fazenda teria entrado com um pedido para a realização de um novo certame. As informações são da Folha Dirigida.

A previsão do Ministério é disponibilizar cerca de 2,1 mil vagas para ensino médio e superior no início do próximo ano. Deste montante, algo em torno de 1,3 mil seriam para o cargo de assistente técnico-administrativo, de nível médio. Outras 852 seriam voltadas para carreiras de nível superior, incluindo a de analista.

A distribuição final seria basicamente esta:

  • Assistente Técnico-Administrativo (ATA-NI): 1.319 vagas e salário de R$1.907,03; e
  • Analista Técnico-Administrativo (ATA-NS): 306 vagas e salário de R$2.419,90.

Veja os cargos:

  • administrador – 175 vagas;
  • arquiteto – 12 vagas;
  • arquivista – 40 vagas;
  • bibliotecário – 22 vagas;
  • contador – 88 vagas;
  • economista – 124 vagas; e
  • engenheiro – 85 vagas.

Este concurso, no entanto, ainda não está oficialmente confirmado. Isso porque ele precisa receber o aval do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, que ainda está discutindo os detalhes sobre as possibilidades orçamentárias para a realização deste certame.

Membros do Ministério da Fazenda argumentam que a pasta precisa urgentemente da admissão de novos servidores. Para alguns cargos específicos, o último concurso foi realizado há 10 anos.

Enem dos Concursos foi adiado

Depois de muitos debates internos, o governo federal decidiu adiar a realização do Concurso Nacional Unificado, mais conhecido como Enem dos Concursos, em todo o Brasil. O adiamento ocorreu por causa do desastre climático que assola o estado do Rio Grande do Sul.

O que já se sabe, é que as pessoas que já se inscreveram não terão nenhum tipo de prejuízo em relação ao preço das inscrições. O procedimento que foi realizado segue valendo normalmente para a nova data que será marcada em breve.

Novo concurso federal pode ser anunciado em breve; veja lista de vagas projetadas
Ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Imagem: Valter Campanato/ Agência Brasil

Nova data do Concurso

Como dito, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos ainda não bateu o martelo sobre a nova data da realização das provas do Enem dos Concursos. Segundo informações de bastidores, o mais provável é que o certame seja remarcado para o dia 18 de agosto. Mas esta data ainda não é oficial.

Como antecipado pelo Ministério, o Concurso vai seguir contando com oito blocos temáticos. O bloco exclusivo para o nível médio foi o que registrou o maior número de inscrições. Na lista abaixo, você pode conferir o detalhamento:

  1. Nível Intermediário: 701.029;
  2. Gestão Governamental e Administração Pública: 429.370;
  3. Trabalho e Saúde do Servidor: 336.284;
  4. Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 300.766;
  5. Infraestrutura, exatas e engenharia: 121.838;
  6. Ambiental, agrário e biológicas: 102.922;
  7. Tecnologia, dados e informação: 77.943;
  8. Setores econômicos e regulação: 74.283.

Os cinco cargos que mais receberam inscrições foram:

  1. Técnico em Indigenismo (FUNAI) – Nível Médio (323.250);
  2. Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas (REGIÃO NORDESTE) (IBGE) – Nível Médio (316.543);
  3. Auditor-Fiscal do Trabalho (MTE) – Auditoria e Fiscalização (315.899);
  4. Analista Técnico-Administrativo (AGU) – Graduação em qualquer área de conhecimento (297.114);
  5. Analista Técnico-Administrativo (MGI) – Graduação em qualquer área de conhecimento (288.859).

“O exame será dividido em dois turnos no mesmo dia, com questões objetivas e dissertativas. A Fundação Cesgranrio será a responsável pela aplicação. A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações será no dia 3 de junho”, disse o ministério da Gestão.

Situação no Rio Grande do Sul

Segundo o governo do estado do Rio Grande do Sul, milhares de pessoas estão neste momento sem energia elétrica ou internet. Ainda não é possível cravar um número exato, mas milhares de pessoas perderam tudo por causa da força das cheias que se avolumam pelo estado.

Para além disso, vale lembrar que as previsões do tempo para a região não são otimistas. De acordo com projeções da Agência Nacional de Meteorologia (Inmet) e do portal do Climatempo, a tendência é de mais chuva pelos próximos dias, inclusive para a data da realização do CNU.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.