Saiu edital do CONCURSO IFNMG; Veja os detalhes!

Concurso IFNMG tem edital publicado! Imagem: IFNMG/Divulgação

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) divulgou recentemente o aguardado edital para o concurso público destinado ao provimento de cargos na carreira de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. No entanto, esta é considerada uma excelente oportunidade para profissionais qualificados na área ingressarem em uma renomada instituição de ensino, contribuindo dessa forma, na formação dos estudantes.

Concurso IFNMG tem edital publicado! Imagem: IFNMG/Divulgação
Concurso IFNMG tem edital publicado! Imagem: IFNMG/Divulgação

Visão Geral do Concurso

O certame tem por objetivo preencher 32 vagas imediatas para a carreira docente, distribuídas entre os campi do IFNMG em várias regiões de Minas Gerais. No entanto, as áreas de atuação abrangem uma ampla variedade de especialidades, desde Administração e Agrimensura até Engenharias e Medicina Veterinária, oferecendo oportunidades diversificadas para profissionais de diferentes formações.

Inscrições e Taxa

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, quando disponíveis,  no endereço eletrônico do Instituto Verbena, banca organizadora do concurso, entre os dias 11 de junho e 09 de julho de 2024. Portanto, o valor da taxa de inscrição é de R$ 200,00, podendo ser isento para candidatos enquadrados nas condições previstas em lei.

Procedimentos para Inscrição

Para se inscrever, o candidato deve acessar o site do Instituto Verbena, quando aberto as inscrições, preencher o formulário online com seus dados pessoais, escolher a opção de participação (ampla concorrência, pessoa com deficiência ou negro) e gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) para efetuar o pagamento. Diante disso, é imprescindível conferir todas as informações antes de finalizar a inscrição do concurso, evitando eventuais erros ou inconsistências.

Etapas do Concurso

O concurso será dividido em quatro fases eliminatórias e classificatórias. Confira quais são:

  1. Prova Objetiva
  2. Prova Dissertativa
  3. Prova de Desempenho Didático
  4. Prova de Títulos

1. Prova Objetiva

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, visa avaliar o grau de conhecimento teórico do candidato necessário ao exercício do cargo. No entanto, será composta por questões de múltipla escolha, abrangendo as disciplinas de Didática, Legislação Básica e Conhecimentos Específicos da área de atuação.

Diante disso, para ser aprovado nesta etapa, o candidato deverá obter, no mínimo, 60 pontos dos 100 pontos totais.

2. Prova Dissertativa

A prova dissertativa consistirá em um exame escrito com uma questão dissertativa, cujo tema será sorteado a partir do Conteúdo Programático do edital. Sendo assim, esta fase visa avaliar o desempenho do candidato em relação à abordagem do tema, fundamentação teórica, coerência, coesão e atendimento às normas da Língua Portuguesa.

Porém, somente terão as provas dissertativas corrigidas os candidatos que obtiverem aproveitamento mínimo de 60% na prova objetiva e estiverem classificados dentro do quantitativo estabelecido no edital.

3. Prova de Desempenho Didático

A prova de desempenho didático, a ser realizada presencialmente em Montes Claros/MG, tem como objetivo avaliar a capacidade de organização do trabalho pedagógico, comunicação e domínio do conteúdo por parte do candidato. Portanto, consistirá em uma aula expositiva sobre um tema sorteado, com duração mínima de 40 minutos e máxima de 50 minutos.

Entretanto, serão convocados para esta etapa os candidatos classificados, conforme o somatório dos pontos obtidos nas provas anteriores, até o limite estabelecido no edital.

4. Prova de Títulos

A prova de títulos, de caráter classificatório, visa avaliar a formação acadêmica, a experiência profissional e a produção científica, técnica e cultural do candidato. Serão pontuados títulos como doutorado, mestrado, especialização, orientações, publicações, patentes, entre outros, conforme os critérios detalhados no edital.

Por fim, todos os candidatos convocados para a prova de desempenho didático deverão realizar o upload dos títulos e respectivas documentações comprobatórias no prazo estipulado.

Reserva de Vagas

Em conformidade com a legislação vigente, 5% das vagas serão reservadas para pessoas com deficiência e 20% para candidatos negros. Portanto, os procedimentos para concorrer às vagas reservadas, como a apresentação do laudo médico e a heteroidentificação complementar à autodeclaração, estão detalhados no edital.

Regime de Trabalho

Os candidatos aprovados e nomeados serão enquadrados no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, previsto na Lei nº 8.112/1990, com vínculo na carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, conforme a Lei nº 12.772/2012.

Diante disso, o ingresso se dará no nível 1 da classe D1, com regime de trabalho de 40 horas semanais com Dedicação Exclusiva (DE). No entanto, a jornada de trabalho poderá ocorrer nos turnos matutino, vespertino e/ou noturno, de acordo com as necessidades do IFNMG.

Cronograma e Resultados

O cronograma completo do concurso, incluindo as datas das provas, divulgação de resultados e prazos para recursos, está disponível no Anexo I do edital. Sendo assim, é fundamental que os candidatos acompanhem todas as publicações e comunicados no endereço eletrônico do Instituto Verbena e do IFNMG.

Diante disso, os resultados preliminares e finais de cada etapa serão divulgados por ordem de classificação, contendo as pontuações obtidas pelos candidatos. Por fim, o resultado final do concurso será homologado pela Reitora do IFNMG e publicado no Diário Oficial da União.

Requisitos para Investidura

Para tomar posse no cargo, os candidatos aprovados deverão atender a uma série de requisitos básicos, tais como:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou estrangeiro em situação regular no país;
  • Ter idade mínima de 18 anos completos;
  • Estar em pleno gozo dos direitos políticos e quite com as obrigações eleitorais e militares;
  • Não estar incompatibilizado para nova investidura em cargo público federal;
  • Possuir a habilitação mínima exigida para o cargo (diplomas devidamente registrados);
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovada mediante perícia médica.

Além disso, os candidatos deverão apresentar outros documentos exigidos pelo IFNMG, como declaração de bens e valores, certidões, entre outros.

Validade do Concurso

O concurso terá validade de 2 anos, contados a partir da data de publicação de sua homologação no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do IFNMG.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.