Moedas valiosas de 1994; conheça duas!

Moeda do Basquete olímpico: Falhas tornam peças MUITO VALIOSAS

Algumas moedas raras podem valer quantias bastante surpreendentes. Muitas vezes, uma moeda será considerada rara não por sua idade, mas sim por outras características únicas que possua. No caso dessas duas moedas que você irá conhecer aqui, é justamente isso o que acontece.

Essas são moedas que possuem um inusitado erro de cunhagem. São moedas de 10 centavos que foram fabricadas no ano de 1994. Em um primeiro momento, talvez você não repare no que há de diferente nelas, mas, certamente, os numismatas vão reparar.

É assim que se chamam os colecionadores de moedas e cédulas. A numismática, aliás, é uma atividade bastante antiga e praticada no Brasil e no mundo inteiro. É justamente ela que movimenta esse mercado de compra e venda de moedas e faz com que certas peças tenham muito mais valor do que o indicado em suas faces.

Erro de cunhagem das moedas

No caso das duas moedas de 1994 que serão apresentadas a seguir, a falha de fabricação que as acomete é uma espécie de erro conhecida como “troca de disco”. Uma delas à venda por R$ 1,2 mil (está a cunhada em um disco de 5 centavos) enquanto a outra vale R$ 1,5 mil (cunhada em um disco de 1 centavo).

Isso aconteceu porque durante o processo de produção das peças, algum equívoco resultou na utilização do molde incorreto na confecção dessas duas moedas de 10 centavos. Elas acabaram, dessa forma, sendo gravadas em um disco pertencente a outra denominação.

Os preços são referentes ao site Numismática Castro.

Moeda de 10 centavos com disco de 5 centavos

Moeda
Imagem: Numismática Castro
Moeda
Imagem: Numismática Castro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Moeda de 10 centavos com disco de 1 centavo

Moeda
Imagem: Numismática Castro
Moeda
Imagem: Numismática Castro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Moedas raras: saiba reconhecer

Essas duas moedas aqui exibidas, ainda que muito valiosas, não são tão facilmente reconhecíveis por quem não tem maior familiaridade com o assunto. Muitas vezes moedas podem ser raras em situações semelhantes, onde sua identificação poderá não ser tão fácil. Sendo assim, é possível que você tenha um certo trabalho ao tentar identificar moedas raras.

Por via de regra, as moedas raras são aquelas com menor tiragem, maior demanda de mercado e características únicas. Além das moedas com erros de cunhagem, há um outro tipo de moeda que chama bastante a atenção dos  colecionadores: as moedas comemorativas.

Isso porque – assim como as moedas com defeitos de fabricação – essas moedas também são menos comuns e mais difíceis de se encontrar. Elas se diferenciam da maioria pois possuem designs exclusivos e distribuição reduzida.

Estado de conservação

Outra questão importante é o estado de conservação da moeda. Moedas bem conservadas são mais valiosas e desejadas dentro da numismática. Na maior parte dos casos, quando você se deparar com uma moeda grandemente valiosa, será possível inferir que trata-se de uma moeda em bom estado.
São raríssimas as moedas que permanecerão valiosas quando estiverem muito danificados ou gastas. No caso dessas duas moedas aqui expostas, ambas estão muito bem preservadas, o que também ajuda a justificar o alto preço cobrado por elas. Isso também quer dizer, basicamente, que não adianta você apenas ter uma moeda rara; também é preciso que a moeda esteja em boas condições físicas para que seu valor seja alto.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.