Vamos falar de uma novidade para quem precisa realizar a transferência de veículos, que se tornou viável por conta da tecnologia.
A saber, o Detran/SP tem investido em ações focadas na transformação digital. Com isso, um dos mais recentes sistemas possibilita ao cidadão realizar a transferência da documentação de seu carro sem precisar sair de casa. Sim, por meio do aparelho celular.
A saber, esse recurso é a Transferência Digital de Veículos (TDV).
Transferência de veículos em segundos
Ainda que o tempo médio para a operação seja de cinco minutos, diversas transferências de veículos têm finalização em apenas 19 segundos.
Ainda mais, vale mencionar que até agosto deste ano, outras três fases devem entrar em funcionamento para ajudar a acelerar os processos que envolvem a venda e compra de carros usados.
Como usar o serviço?
Muito bem! A TDV está disponível no aplicativo do Poupatempo.
Então, cabe esclarecer que nesta primeira fase, o processo vale para transferências de propriedade entre pessoas físicas de veículos que já tenham o Certificado de Registro do Veículo (CRV-e), em formato digital (emissões posteriores a 04/01/2021), dentro do território do Estado de São Paulo.
“Não é só possível, como já fizemos transferências em 19, 20 e 21 segundos. A transferência de veículos de forma digital é um dos produtos que o Detran/SP tem entregado para a sociedade na sua jornada de transformação”, diz Lucas Papais, diretor da Diretoria de Atendimento ao Cidadão do Detran/SP.
Atenção!
Além disso, temos um alerta importante! Antes de iniciar o processo de transferência, o veículo já deve estar vistoriado. Em outras palavras, significa que é necessário ter o laudo de transferência veicular aprovado.
Em seguida, o cidadão vendedor entra no sistema, realiza o login por meio da conta Gov.Br, nível prata ou ouro, e faz uma intenção de venda para o comprador. Este, por sua vez, faz uma confirmação deste interesse, com uma prova de vida.
“Neste momento, a câmera do celular é ligada para fazer uma selfie da pessoa, e é validada em seguida. O processo retorna para o vendedor que também faz uma prova de vida. Esta primeira etapa é a comunicação de venda. Todos os Estados já têm essa possibilidade de fazer a intenção de venda e a comunicação de venda de forma digital. O diferencial do Detran/SP é que, após isso, o processo também é feito de forma automatizada dentro do aplicativo, sem a necessidade de envio de documentos ou ida do cidadão até uma unidade do Detran”, acrescenta Papais.
Em complemento, após o pagamento da taxa de transferência, que é a última jornada de competência do comprador feita também de forma online, por meio do PIX, o sistema da TDV é acionado automaticamente.
Passo a passo para a transferência de veículos pelo celular
Siga essas etapas:
- Baixe o aplicativo do Poupatempo, disponível para iOS e Android (tanto o vendedor quanto o comprador “pessoa física”), e selecione a aba ‘Transferência de Veículos’;
- O veículo deve ter o CRV digital, emitido para modelos a partir de janeiro de 2021, ou convertido do papel para o formato digital no caso dos fabricados anteriormente;
- Na aba Transferir Propriedade de Veículo, após checar se vendedor e comprador já possuem os pré-requisitos descritos acima, o aplicativo irá checar automaticamente os seguintes itens: Atestado de inspeção veicular em empresa credenciada; o aplicativo registrará internamente, de forma automática – através da assinatura eletrônica; registro de intenção de venda/compra do veículo realizado pelo vendedor e vendedor e inserção de comunicação de venda;
- Pague a taxa de transferência;
- Aguarde a transferência digital;
- Documento digital disponível no nome do comprador.
Por fim, é válido ressaltar que existe um canal de atendimento (SAC) para a pessoa que não conseguiu emitir o documento de forma online, em razão de alguma inconsistência sistêmica.